segunda-feira, 23 de abril de 2012

"T" de Tourette's Syndrome (Sindrome de Tourette)




O que é o Sindrome de Tourette?

O Síndrome de Tourette (ST) é um distúrbio neurológico ou "neuroquímico" que se caracteriza por tiques - movimentos abruptos, rápidos e involuntários - ou por vocalizações que ocorrem repetidamente com o mesmo padrão. Os seus sintomas incluem:
  1. Tiques motores múltiplos e pelo menos um tique vocálico precisam estar presentes por algum tempo durante a doença porém não necessariamente de forma simultânea;
  2. A periodicidade dos tiques é muitas vezes ao dia (geralmente em salvas), quase todo dia ou intermitentemente ao longo de pelo menos um ano;
  3. Há uma variação periódica no número, na frequência, no tipo e localização dos tiques; também a intensidade dos sintomas tem um carácter flutuante. Os sintomas podem chegar até a desaparecer por semanas ou alguns meses; e
  4. Início antes dos 18 anos de idade
O termo "involuntários", usado para descrever os tiques da ST, é fonte de alguma controvérsia, pois sabe-se que a maioria dos portadores consegue um limitado controle sobre seus sintomas. Porém sabe-se que este limitado controle, que se consegue exercer durante alguns segundos ou até horas, se faz às custas de um adiamento que resulta por fim numa salva muito intensa dos tiques que estavam sendo inibidos. Os tiques são vivenciados como algo irresistível (como por exemplo a necessidade de espirrar) e que precisa por fim de se manifestar. As pessoas com ST muitas vezes procuram um local escondido para dar vazão a seus tiques após tê-los inibido a duras penas na escola ou no trabalho. É típico dos tiques serem exacerbados (porém não causados) por stress e diminuírem com o relaxamento ou com a concentração numa tarefa aprazível. Os indivíduos lutam não só contra a doença em si, mas também contra o estigma social de que são vítimas.

Já toda a gente deve ter visto pela net videos com pessoas que sofrem desta doença. E riram ás gargalhadas (eu já XD).
No YouTube existe mesmo o famoso Tourette's Guy que se tornou uma "estrela" na Internet justamente pr ser hilariante nas suas reacções e tiques (e pelo seu mau génio natural).



Não acho mal ou condeno ninguem por ver estes videos e rir deles. Ainda por cima quando são feitos com o conhecimento de quem sofre deste "estado clinico" e com a sua concordância e autorização.

Mas apesar de me rir disto tambem sei ver o "outro lado".
O lado de quem sofre desta doença e de como deve ser dificil viver e conviver na nossa sociedade. O relacionamento com os outros e as reacções e problemas que enfrentam no dia a dia.
Eu posso-me rir ao ver um video do Tourette's Guy, posso-me rir se estiver num café a beber uma cerveja e entrar alguem e gritar umas asneiras enquanto pede uma bebida mas isso não quer dizer que não respeite a pessoa em causa ou que, depois de me rir e ao saber que a pessoa sofre de Tourette não passe a tentar ignorar as asneiras e tiques e me comporte normalmente simplesmente tratando e reagindo á pessoa como a qualquer outra. Com o respeito que merece.



Links:
Jornal I - Reportagem
Sindrome de Tourette wikipedia

3 comentários:

  1. Por acaso tive um colega na faculdade com Tourette. Nas aulas era um pouco complicado para ele, que se notava que ficava envergonhado, e para nós, porque nos quebrava a concentração.
    A situação foi resolvida da pior maneira (a meu ver): passou a ter aulas privadas nos gabinetes dos profs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca conheci ninguem que sofra de Tourette.
      Já conheci muita gente que se farta de dizer asneiras mas ou é porque querem ou por burrice mesmo.

      Eliminar
  2. Ai gente dessa tb conheço muita......*corada*

    ResponderEliminar