Significado de Macabro
adj. Fúnebre, ou que tem visos de coisa fúnebre: pensamento macabro, achado macabro.
Dança macabra, na Idade Média, ronda infernal, em que se representava a morte e de que participavam pessoas de todas as idades e condições.
Sinônimos de Macabro
Sinônimo de macabro: fúnebre, lúgubre e trágico
Pois bem. Dito isto parece que o macabro pode ser tudo menos belo.
Mas eu acho que pode haver beleza no macabro.
O macabro já por si provoca reacções no ser humano. Como a descrição indica essas reacções geralmente são medo, repulsa, asco, inquietude, descontrolo, pânico e por ai fora.
Mas tambem há no macabro algo que nos provoca curiosidade, que nos atrai de uma forma contraditória. Se, por um lado temos aquela sensação de "querer fujir" por outro, sentimo-nos compelidos a "ir ver" ou "só espreitar antes de fujir".
Provavelmente já todos tivemos aquela sensação esquisita de saber que um filme/video continha algo horrivel mas mesmo assim não resistimos e só descansamos quando o vemos.
E nesta época das comunicações electrónicas, redes sociais, moda, música e videoclips, cinema, publicidade,... Nesta época "do visual", muitas vezes o macabro vende.
E isso em si é macabro.
Mas não vou estar aqui a dizer se isso é bom ou mau. Até porque é muito relativo.
E, para sermos justos, isso sempre existiu. Em muitos e vários contextos e formas e com variados objectivos mas existiu.
Já nas pinturas rupestres se podiam ver caçadas sangrentas e figuras humanas a envergar peles de animais e isso é macabro para alguns.
Mas em todas as fases e civilizações humanas o macabro (e a sua representação) esteve sempre presente. Dos Gregos aos Maias, dos Romanos aos Sumérios, dos Egipcios ás tribos africanas, dos Nativos Norte-Americanos aos Vikings,...
Em todo o ser humano existe "aquela parte", aquele sitio no nosso subconsciente, aquela réstea do nosso lado mais animal e menos racional que se sente atraido pelo que lhe devia (e causa nalguns casos) causar repulsa.
Mas tambem há algo no macabro de sensual, de atraente, de erótico até no que nos provoca.
E, como já referi, não é exclusivo de hoje.
Existe por exemplo a famosa sessão fotográfica da actriz Theda Bara com um esqueleto.
Theda Bara é por muitos considerada a primeira sex symbol do Cinema.
É tambem admirada nos movimentos Góticos e muitas vezes chamada de "A Primeira Goth Girl" devido justamente a muitas das suas fotos.
Mas nos dias de hoje continua-se a usar o macabro como sex-appeal e como modo de se promover.
E talvez o maior exemplo nas últimas decadas tenha sido o shocker rocker Marilyn Manson. Embora hoje em dia (e depois do sucesso e da ribalta) ande mais "desaparecido", na decada de 90 apareceu e como um tufão fez "estragos" no mundo da música como não se via há muito.
Com músicas e videos macabros e chocantes (como Disposable Teens, mOBSCENE, Sweet Dreams,...) e actuações repletas de energia e imprevisibilidade Manson conquistou uma legião de adoradores e outra legião de haters. Ou seja, conseguiu o que queria.
E com uma (grande) ajuda do macabro.
Mais informação: Theda Bara
Theda Bara IMDb
Marilyn Manson
Marilyn Manson Official Website
Sem comentários:
Enviar um comentário