Zombies são creaturas que são cadáveres regressados á vida. Seja através de magia, ciência,forças sobrenaturais,etc...
O termo "zombie" deriva do creolo haitiano "zonbi" e dos cultos vudu do mesmo país.
No século XIX teve o seu crescimento e espalhou-se rápidamente na cultura europeia e americana devido ao seu uso nas obras literárias de vários autores.
No fundo sempre existiram zombies nos contos e lendas europeias e no folclore mas eram chamados por outros nomes em cada região sendo o termo mais comum o de "mortos-vivos".
No século XIX e com o fascinio europeu e americano pelo exotismo e mistério das culturas sul-americanas e das Caraibas o termo passou a ser usado por escritores, músicos e artistas em geral tendo-se imposto um pouco por todo o mundo.
Mas o termo passou a ser mais conhecido e utilizado já no século XX em grande parte devido ao cinema.
"White Zombie" de Victor Halperin (1932) com o mitico actor de filmes de Terror Bela Logosi foi o grande responsável. Um clássico a todos os niveis e que mostrou ao público da época e introduziu na cultura geral das pessoas o conceito (e o medo) dos zombies.
Depois de anos meio "adormecido" no mundo do cinema os zombies foram de novo "trazidos á vida" nas grandes telas por dois grandes mestres: o italiano Lucio Fulci e o (considerado o "Pai" dos filmes de zombies) norte-americano George A. Romero.
Romero realizou em 1968 o mitico "Night of the Living Dead" e criou o que para muitos é o "guia" para filmes de zombies.
Os zombies lentos, movidos apenas pelo instinto básico de carne (e especialmente cérebros) humana, a transformação em zombies se um humano for mordido, o método de matar zombies (trauma no cérebro ou uso do fogo), tudo isto que (quase) todos os filmes de zombies depois deste usam como regras surgiram no cinema neste filme de Romero.
Em 1979 foi a vez do mestre do Terror italiano (e europeu) lançar e mostrar ao mundo a sua obra.
"Zombi" (Tambem conhecido por "Zombi 2") foi tambem um marco na história do cinema em geral e da cultura zombi em particular.
Com as suas hordas de zombies em putrefacção, o enorme gore e conteudo sangrento (para a época), a violência realista, a cena de um zombie ser impalado por um olho (que depois foi e continua a ser repetida e usada até aos nossos dias) e por ter sido banido em vários países fez dele um verdadeiro clássico e tornou-o um filme obrigatório para quem gosta e se interessa pelos mortos-vivos.
Nos anos 80/90 do século passado os zombies ganharam um novo destaque graças a outro meio. Os videojogos. Com titulos como "Zombies Ate My Neighbours", "The House Of Dead", "Resident Evil", "Left 4 Dead", "Cold Fear", "Dead Rising" , "Plants vs. Zombies", etc, etc, toda uma nova geração descobriu o fenómeno e a cultura zombi.
Muito e muito mais poderia falar aqui sobre os zombies, principalmente em termos de cinema, mas não o vou fazer. Nos dias de hoje e graças á excelente série "The Walking Dead" ou a filmes como "Zombieland", "28 Horas Depois" (e a sequela "28 Dias Depois") , "Shawn Of The Dead", a série baseada nos jogos de video "Resident Evil", os videojogos, a música, a literatura, a pintura, a moda,... Os "Mortos-vivos", os zombies estão mais vivos do que nunca e isso já toda a gente sabe :)
Sem comentários:
Enviar um comentário