quinta-feira, 12 de abril de 2012

"K" de Kryptonite

Kryptonite é um mineral ficcional que surgiu nas histórias de banda desenhada do Super-Homem.

Quando o planeta natal do Super-Homem foi destruido, vários fragmentos do planeta espalharam-se pelo espaço. Muitos deles cairam na Terra.
A esses pedaços de rocha de Krypton dá-se o nome de Kryptonite. E essa é a única fraqueza do Homem de Aço.


O conceito da Kryptonite surgiu pela primeira vez na história não publicada "The K-Metal from Krypton" escrita pelo criador do heroi, Jerry Siegel em 1940 mas só foi introduzido no Universo do Super-Homem três anos mais tarde, no programa de rádio do Super-Homem.
Quanto ao seu aparecimento na banda desenhada só se deu em 1949. Como o Super-Homem não tinha fraquezas a DC (Detective Comics a editora de BD das histórias do heroi) pensou que o público poderia achar as histórias chatas e sem grande interessa. Daí a ideia de achar uma fraquesa para o personagem e o ressurgimento do conceito do metal alienigena.

Mas, pelo que representa, o conceito de Kryptonite saiu das páginas da banda desenhada e passou para o mundo real.
Kryptonite passou a designar algo que nos pode tornar fracos, que nos pode afectar de alguma forma, que nos deixa abalados.
O nosso calcanhar de Aquiles.

Todos temos as nossas próprias Kryptonites.
Todos nós, por mais fortes ou insenciveis que sejamos ou julguemos ser acabamos sempre por ter alguem ou alguma coisa que nos afecta e nos "tira as forças" quando com ela(s) confrontados.
Não sei se quando Jerry Siegel criou a Kryptonite pensou nisto ou não mas, para mim não há qualquer dúvida que as Kryptonites da Vida existem e são bem reais.
Não existem Super-Homens mas existem Kryptonites.
E nenhum ser humano é imune.



1 comentário: