domingo, 8 de abril de 2012

"H" de Hedonismo


E perguntam (alguns de)vocês:"O que raio é isso?"

Bem, podia tentar explicar por palavras minhas mas não me apetece. E tambem gostaria de vos dar uma explicação mais "verdadeira" e certa.
Por isso recorre-se á Wikipédia como bom internauta preguiçoso.

"O hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade") é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. Surgiu na Grécia, e importantes representantes foram Aristipo de Cirene e Epicuro. O hedonismo filosófico moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas.

O significado do termo em linguagem comum, bastante diverso do significado original, surgiu no iluminismo e designa uma atitude de vida voltada para a busca egoísta de prazeres materiais. Com esse sentido, "hedonismo" é usado de maneira pejorativa, visto normalmente como sinal de decadência."


Sinceramente acho que o Hedonismo não é a chave para a Alegria na vida.
Não estou a dizer que ser um pouco hedonista não seja bom.
Acho que por vezes temos direito aos nossos prazeres egoistas e materiais. Mas em pequenas doses e apenas lá de vez em quando.
Momentos de excepção e não a norma e o normal.
Mas infelizmente (na minha opinião) vivemos num Mundo hedonista. E cada vez mais e mais!
Parece que todas as pessoas deixaram de dar importância aos verdadeiros prazeres da vida como a amizade, a partilha, o convivio, as trocas de ideias, o simplesmente estar com outra(s) pessoa(s) apenas para desfrutar disso. Sem ser por um qualquer prazer egoista.
E trocam tudo isso pelo belo carro topo de gama, o relógio suíço no pulso, as roupas a copiar o que se vê nas revistas de Moda ou com as festas dos mais ou menos famosos. A felicidade pelo que se possui em valores materiais e não pelo que se é como pessoa.

Mas a questão que se impõe é: No fundo, lá bem no fundo será que não somos todos um pouco hedonistas? Mesmo sem nos apercebermos disso?

2 comentários:

  1. Já os anos 80 foram considerados uma década marcada pelo hedonismo, pela busca de prazer individualista, pela satisfação rápida dos desejos de cada indivíduo. Agora parece que estamos novamente numa fase da história marcada por esta forma de vida mas, com uma diferença: é precisamente ao nível das relações humanas que mais se nota este "novo" hedonismo. A desvalorizão da amizade,uma simples conversa de café, um passeio ao ar livre, etc, tudo isso, como tu disseste e muito bem não é valorizado hoje em dia mas, tb já não o era na famosa década de 80!!
    Quando se fala em "crise de valores" numa sociedade onde se sente a falta de valores morais, eu diria que, esta postura é uma das causas dos valores que hoje são considerados mais importantes (beleza exterior, riqueza exterior, etc)se encontra neste regresso em força desta "Filosofia de vida".
    Não admira! É mais fácil viver segundo os valores contemporâneos (ou parece) até um dia se precisar de um ombro amigo e apenas termos um Porche amigo!
    Gostei muito deste post :)

    ResponderEliminar