"A mind all logic is like a knife all blade. It makes the hand bleed that uses it." - Rabindranath Tagore
quinta-feira, 5 de abril de 2012
"E" de Esternocleidomastoideu
O esternocleidomastoideu é um nome que muitos devem reconhecer. Talvez mesmo sem saber o que é ou de onde o ouviram.
Segundo a Wikipedia:
"O esternocleidomastoideu(no Brasil esternocleidomastóideo), em Latim Sternocleidusmastoideus, é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço. Largo e robusto, é constituído, no tramo torácico, por duas cabeças: a esternal e a clavicular.
É inervado pelo nervo espinal, nervo CXI.
Este músculo permite três acções diferentes: a rotação da cabeça para o lado contrário, a inclinação lateral, e uma leve extensão da cabeça."
Mas como a maioria de nós não estuda/estudou Medicina, provavelmente esse nome entrou no vosso lexico e subconsciente tal como entrou no meu.
E o "culpado" foi o clássico filme português "A Canção de Lisboa".
"A Canção de Lisboa" é um filme realizado por José Cottinelli Telmo em 1933. Foi o primeiro filme sonoro português e o primeiro de um género de cinema que ficou conhecido como A Comédia Portuguesa.
Contava no seu elenco com grandes nomes do género como Beatriz Costa, Vasco Santana e Antonio Silva.
Outros factos curiosos sobre o filme: Conta no seu elenco com Manoel de Oliveira como actor e três dos cartazes foram feitos por Almada Negreiros.
Em 2005 foi adaptado por Filipe La Féria para peça de teatro musical.
E curioso tambem é o facto de José Cottinelli Telmo não ser um realizador mas sim um arquitecto. Aliás este foi o único filme que realizou.
Basicamente o filme conta a história de um estudante da Faculdade de Medicina de Lisboa, boémio, cábula e calão. Vive da mesada das tias ricas da provincia a quem mente dizendo já ser um doutor.
Vasco (o estudante) como grande conquistador consegue conquistar uma costureira (Alice).
Mas o alfaiate Caetano (o pai de Alice) sabe bem do tipo de pessoa que Vasco é.
Para complicar ainda mais a vida de Vasco as tias decidem ir visitar Lisboa, onde nunca estiveram, e ver com os próprios olhos o sucesso e a riqueza do sobrinho.
Eu, como muitas gerações de portugueses vi este filme várias vezes na RTP. E foi assim que nunca mais me esqueci do esternocleidomastoideu.
Aqui fica a mitica cena para verem ou relembrarem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Muito bem lembrado :D
ResponderEliminarThanks :)
ResponderEliminarAs coisas que eu aprendo contigo... Sim, senhor! =)
ResponderEliminarObrigado Le Swan. Estamos sempre a aprender uns com os outros. Eu tambem aprendo todos os dias com pessoas como tu.
ResponderEliminar