segunda-feira, 30 de abril de 2012

Missão cumprida!



E hoje finalizei o desafio a que me propus.
Quando no inicio do mês descobri esta iniciativa do "Blogging from A to Z April Challenge" achei interessante.
Mas esitei muito se devia meter-me nisto ou não.
Em primeiro lugar porque não sou de escrever por aqui muito ou fazer novos posts. Nunca sei quando me apetece por aqui passar e deixar um novo post. Seja com alguma opinião minha seja apenas postar e partilhar algo que vi na net e de que gostei.
Agora fazer um post (quase) todos os dias? Durante um mês inteiro? E ainda por cima estar condicionado por uma letra e ter de partir dai? Não me parecia coisa para mim e para o meu método anarqua de pseudoblogger.
Mas talvez por isso mesmo acabei por achar um desafio que valia a pena eu aceitar.
O meu desafio pessoal.
E fi-lo!
Bem ou mal, mas fi-lo. Outros fariam melhor? Claro que sim! Nunca disse que sairiam daqui  26 posts espectaculares XD
E hoje que  conclui este desafio sinto-me bem. Olho para trás e vejo alguns posts e penso: "Naquela letra podia ter escolhido isto ou aquilo em vez do que escolhi na altura". Mas é só mesmo um pensamento momentaneo. Escolhi o que escolhi no dia que escolhi e pronto.
Ouve dias em que não me ocorria nada, outros em que a net não ajudava, dias sem paciência mas mesmo assim cumpri a minha missão.
E sinto-me bem por isso XD

"Z" de Zombie

Zombies são creaturas que são cadáveres regressados á vida. Seja através de magia, ciência,forças sobrenaturais,etc...
O termo "zombie" deriva do creolo haitiano "zonbi" e dos cultos vudu do mesmo país.
No século XIX teve o seu crescimento e espalhou-se rápidamente na cultura europeia e americana devido ao seu uso nas obras literárias de vários autores.
No fundo sempre existiram zombies nos contos e lendas europeias e no folclore mas eram chamados por outros nomes em cada região sendo o termo mais comum o de "mortos-vivos".
No século XIX e com o fascinio europeu e americano pelo exotismo e mistério das culturas sul-americanas e das Caraibas o termo passou a ser usado por escritores, músicos e artistas em geral tendo-se imposto um pouco por todo o mundo.
Mas o termo passou a ser mais conhecido e utilizado já no século XX em grande parte devido ao cinema.
"White Zombie" de Victor Halperin (1932) com o mitico actor de filmes de Terror Bela Logosi foi o grande responsável. Um clássico a todos os niveis e que mostrou ao público da época e introduziu na cultura geral das pessoas o conceito (e o medo) dos zombies.
Depois de anos meio "adormecido" no mundo do cinema os zombies foram de novo "trazidos á vida" nas grandes telas por dois grandes mestres: o italiano Lucio Fulci  e o (considerado o "Pai" dos filmes de zombies) norte-americano George A. Romero.
Romero realizou em 1968 o mitico "Night of the Living Dead" e criou o que para muitos é o "guia" para filmes de zombies.
Os zombies lentos, movidos apenas pelo instinto básico de carne (e especialmente cérebros) humana, a transformação em zombies se um humano for mordido, o método de matar zombies (trauma no cérebro ou uso do fogo), tudo isto que (quase) todos os filmes de zombies depois deste usam como regras surgiram no cinema neste filme de Romero.
Em 1979 foi a vez do mestre do Terror italiano (e europeu) lançar e mostrar ao mundo a sua obra.
"Zombi" (Tambem conhecido por "Zombi 2") foi tambem um marco na história do cinema em geral e da cultura zombi em particular.
Com as suas hordas de zombies em putrefacção, o enorme gore e conteudo sangrento (para a época), a violência realista, a cena de um zombie ser impalado por um olho (que depois foi e continua a ser repetida e usada até aos nossos dias) e por ter sido banido em vários países fez dele um verdadeiro clássico e tornou-o um filme obrigatório para quem gosta e se interessa pelos mortos-vivos.

Nos anos 80/90 do século passado os zombies ganharam um novo destaque graças a outro meio. Os videojogos. Com titulos como "Zombies Ate My Neighbours", "The House Of Dead", "Resident Evil", "Left 4 Dead", "Cold Fear", "Dead Rising" , "Plants vs. Zombies", etc, etc, toda uma nova geração descobriu o fenómeno e a cultura zombi.

Muito e muito mais poderia falar aqui sobre os zombies, principalmente em termos de cinema, mas não o vou fazer. Nos dias de hoje e graças á excelente série "The Walking Dead" ou a filmes como "Zombieland", "28 Horas Depois" (e a sequela "28 Dias Depois") , "Shawn Of The Dead", a série baseada nos jogos de video "Resident Evil", os videojogos,  a música, a literatura, a pintura, a moda,... Os "Mortos-vivos", os zombies estão mais vivos do que nunca e isso  já toda a gente sabe :)

sábado, 28 de abril de 2012

"Y" de Yin-yang

O conceito filosófico e religioso na cultura chinesa de yin-yang representa e simboliza o par de forças ou princípios fundamentais do universo, ao mesmo tempo antagônicos e complementares, em perpétua oscilação de predominância (supremacia relativa ou passageira do yin ou do yang), presentes nas manifestações orgânicas, psicológicas e sociais do ser humano e na dimensão inorgânica da natureza. Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são: Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente. Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio. Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos. 
No fundo esta dualidade está presente em tudo. Para tudo existe um oposto. Sejam pessoas, sentimentos, acontecimentos ou o que quer que queiram pensar. Para o frio há o calor. Para o amor há o ódio. Para o sexo há a abstinência. Para a fome há o comer. Para cada um de nós haverá tambem o outro lado. O lado negro que todos temos. Mas é no equilibrio que vamos fazendo (ou não) dos nossos dois lados antagónicos que somos, aquilo que somos. Seja umas vezes mais predominante o nosso Yin, seja o nosso Yang a conduzir-nos noutras. Para o bem ou para o mal. O nosso ou o dos outros.


sexta-feira, 27 de abril de 2012

"X" de Xilomancia



Xilomancia deriva do grego xulon (madeira) e manteia (profecia).
Xilomancia é portanto, no mundo do Oculto e das Artes Divinatórias, a arte de presságios em que se interpretam a forma, os desenhos, os padrões formados, a textura da madeira, sob a forma de pedaços, gravetos, ramos caidos, cascas de árvore caidas no solo, etc.
É tambem a posição dos troncos que ardem numa chaminé ou fogueira e a forma como ardem.
Se um tronco cai de repente, por exemplo, isso significa que haverá uma surpresa em breve.
A xilomancia era praticada por druídas, algumas bruxas e feiticeiras e, nos dias de hoje tambem por alguns seguidores da religião neopagã Wicca .


quinta-feira, 26 de abril de 2012

"W" de WTF?

O que é WTF:

WTF é a abreviação para "What the Fuck", termo em inglês muito usado quando alguém não compreende o que outra pessoa disse ou fez.
WTF é uma gíria muito usada na internet e usa-se principalmente para dizer que achou algo MUITO estranho, bizarro,e ás vezes  para se ironizar também.
Usa-se muito também, a expressão WTF com imagens, seja para dar uma resposta, ou para ironizar a própria imagem como no exemplo em baixo:

E agora deixo-vos com alguns videos.












 E, como é obvio quando se trata de "coisas e momentos WTF?" não podiam faltar uns exemplos asiáticos.











segunda-feira, 23 de abril de 2012

"T" de Tourette's Syndrome (Sindrome de Tourette)




O que é o Sindrome de Tourette?

O Síndrome de Tourette (ST) é um distúrbio neurológico ou "neuroquímico" que se caracteriza por tiques - movimentos abruptos, rápidos e involuntários - ou por vocalizações que ocorrem repetidamente com o mesmo padrão. Os seus sintomas incluem:
  1. Tiques motores múltiplos e pelo menos um tique vocálico precisam estar presentes por algum tempo durante a doença porém não necessariamente de forma simultânea;
  2. A periodicidade dos tiques é muitas vezes ao dia (geralmente em salvas), quase todo dia ou intermitentemente ao longo de pelo menos um ano;
  3. Há uma variação periódica no número, na frequência, no tipo e localização dos tiques; também a intensidade dos sintomas tem um carácter flutuante. Os sintomas podem chegar até a desaparecer por semanas ou alguns meses; e
  4. Início antes dos 18 anos de idade
O termo "involuntários", usado para descrever os tiques da ST, é fonte de alguma controvérsia, pois sabe-se que a maioria dos portadores consegue um limitado controle sobre seus sintomas. Porém sabe-se que este limitado controle, que se consegue exercer durante alguns segundos ou até horas, se faz às custas de um adiamento que resulta por fim numa salva muito intensa dos tiques que estavam sendo inibidos. Os tiques são vivenciados como algo irresistível (como por exemplo a necessidade de espirrar) e que precisa por fim de se manifestar. As pessoas com ST muitas vezes procuram um local escondido para dar vazão a seus tiques após tê-los inibido a duras penas na escola ou no trabalho. É típico dos tiques serem exacerbados (porém não causados) por stress e diminuírem com o relaxamento ou com a concentração numa tarefa aprazível. Os indivíduos lutam não só contra a doença em si, mas também contra o estigma social de que são vítimas.

Já toda a gente deve ter visto pela net videos com pessoas que sofrem desta doença. E riram ás gargalhadas (eu já XD).
No YouTube existe mesmo o famoso Tourette's Guy que se tornou uma "estrela" na Internet justamente pr ser hilariante nas suas reacções e tiques (e pelo seu mau génio natural).



Não acho mal ou condeno ninguem por ver estes videos e rir deles. Ainda por cima quando são feitos com o conhecimento de quem sofre deste "estado clinico" e com a sua concordância e autorização.

Mas apesar de me rir disto tambem sei ver o "outro lado".
O lado de quem sofre desta doença e de como deve ser dificil viver e conviver na nossa sociedade. O relacionamento com os outros e as reacções e problemas que enfrentam no dia a dia.
Eu posso-me rir ao ver um video do Tourette's Guy, posso-me rir se estiver num café a beber uma cerveja e entrar alguem e gritar umas asneiras enquanto pede uma bebida mas isso não quer dizer que não respeite a pessoa em causa ou que, depois de me rir e ao saber que a pessoa sofre de Tourette não passe a tentar ignorar as asneiras e tiques e me comporte normalmente simplesmente tratando e reagindo á pessoa como a qualquer outra. Com o respeito que merece.



Links:
Jornal I - Reportagem
Sindrome de Tourette wikipedia

sábado, 21 de abril de 2012

"S" de Sábado

A palavra "Sábado" vem do hebraico “Shabath”, cujo significado é “Cessar, desistir, descansar”.
O Sábado é o sétimo dia de cada semana. E juntamente com o primeiro dia da semana (Domingo) forma o chamado "Fim de Semana".
Desde a mais remota antiguidade, todo o israelita dedica ao descanso de todas as atividades físicas e a adoração, a começar ao pôr-do-sol da Sexta-feira e terminando no pôr-do-sol do Sábado semanal.
Esse procedimento acabou por ser adoptado em quase todo o mundo sendo o Sábado normalmente um dia de descanço da semana de trabalho.

Mais info: Sábado Wikipédia

E, como é fim de semana, já chega de post.




E, para as senhoras não dizerem que sou machista...

sexta-feira, 20 de abril de 2012

"R" de Raízes

"Power of Love" by: Dieter Frangenberg


"We are "ONE" " by: Dieter Frangenberg


"Metamorphose" by: Dieter Frangenberg

quarta-feira, 18 de abril de 2012

"P" de Porn

Não é preciso assustarem-se e fujirem já do blog!
Não é desta (ainda...) que faço aqui um post com algum video de cenas hardcore porn. Podem ler/ver este post que não terá nada (muito) explicito :)

Ora bem, vamos lá ao Porn.
Ou melhor, às chamadas Porn Parodies.
Porn Parodies são aqueles filmes que são "versões" mais ou menos (e muitas vezes nada) parecidas com filmes famosos, livros, jogos de computador, séries ou concursos ou programas de tv, peças de teatro, desenhos animados, e tudo o mais que se lembrarem.
Está certo que todos sabemos que a maioria dos filmes porno são fracos em história do argumento, diálogos dos actores, interpretação dos actores (pelo menos enquanto estão vestidos XD), efeitos especiais, meios técnicos,... mas ninguem pode negar que os realizadores e produtoras de filmes porn têm imaginação (há títulos magnificos e épicos) , sentido de oportunidade e lata.

Por isso mesmo decidi "agarrar-me" ao Google Image, "despir-me" de preconceitos e através de várias pesquisas "penetrar" no Universo do Porn e trazer para os vossos olhos algumas capas de algumas Porn Parodies.
Como há centenas e centenas e como não sei quantas vou encontrar vou seguir um critério.
Todas terão que ter nomes "alterados" e não apenas "Thor XXX" por exemplo.
E, devido á quantitade e para me sentir mais desafiado vou decidir um nº como objectivo. Pode ser... 35! Trinta e cinco capas de porn parodies (só para não ser "As 10 mais" ou "As 20 capas" ou coisas dessas já muito vistas. Sou diferente XD).

Nota: Nenhum filme foi visualizado durante as investigações para este post. Mas com capas e titulos como os que se seguem até apetece visualizar alguns só para ver estas "adaptações" XD

TRON

FINAL FANTASY

LORD OF THE RINGS

NIGHTMARE ON ELM STREET

TOMB RAIDER

AMERICAN BEAUTY

TERMINATOR

CALL OF DUTY:MODERN WARFARE

MISSION IMPOSSIBLE

BUFFY THE VAMPIRE SLAYER

THE DA VINCI CODE: ANGELS & DEMONS

NAPOLEON DYNAMITE

LEFT 4 DEAD

BORAT

INGLOURIOUS BASTERDS

DEXTER

SUPER MARIO BROTHERS

TEXAS CHAINSAW MASSACRE

GHOSTBUSTERS

X-FILES

TITANIC

FLASH GORDON

FORREST GUMP

REBEL WITHOUT A CAUSE

PULP FICTION

CLOCKWORK ORANGE

STAR WARS

SEX AND THE CITY

BEETLEJUICE

THE BLAIR WITCH PROJECT

BACK TO THE FUTURE

ACE VENTURA PET DETECTIVE

GONE IN 60 SECONDS

THE SOPRANOS

EDWARD SCISSORHANDS

E, para terminar a música adequada ao tempo que passei na net esta tarde XD