terça-feira, 12 de março de 2013

Vikings



Aconteceu de novo.
Uma série (ou mini-série) que eu aguardava desde o ano passado, quando ouvi falar dela na net, estreou no dia 03 de Março.
E, ao ver os dois episódios que já foram exibidos, fiquei "hooked", viciado. Mais uma série para eu acompanhar passo a passo e logo que forem exibidos os novos episódios XD.
Mas eu já calculava. Pelas noticias que iam saindo já sabia que isto provavelmente iria acontecer já que a série retrata a vida de uma civilização que eu muito admiro.



"Vikings" é uma série (ou mini-série como lhe queiram chamar) de 9 episódios que retrata a vida, a cultura, os costumes dos vikings (como o nome indica XD). Centra-se  na época da História em que os vikings finalmente descobrem um meio de navegar pelo mar aberto e um modo de construir barcos que lhes permitam isso mesmo e, pela primeira vez chegam ás costas da Grã-Bretanha, uma terra que até ai só conheciam por histórias e lendas.

Esta é uma produção irlandesa/canadiana do canal History (USA) exibida aos Domingos (nos Estados Unidos) e tenta dar uma visão total do modo de vida viking para lá do lado "selvagem" e de povo "bruto" que normalmente retrata esta civilização. Claro que tambem mostra o seu lado de guerreiros e as suas pilhagens e modo de lutar mais "selvagem" mas não se fica só por ai (ou pretende não se ficar só por ai).

Aqui podem ver uma entrevista com um dos protagonistas da série. George Blagden que interpreta a personagem Athelstan, um monge católico capturado pelos vikings no seu primeiro "raid" em terras bretãs.




Mais uma bela série para quem gosta de séries históricas, de vikings, de lutas, de acção mas tambem para quem gosta de passar um bom bocado com personagens carismáticas.
Só um apontamento.
Isto é uma série de tv moderna para publico moderno. Como tal e, se se for "purista" é claro que se vão sempre encontrar pequenas coisinhas que não  "batem certo" por mais que digam que esta é uma série histórica e que tenta ser o mais fiel possivel ao que realmente aconteceu naquela época. Eu por exemplo detectei logo no primeiro episódio um erro histórico, uma pequena coisa que provavelmente poucos vão notar mas que me fez logo pensar:"Ahah! Que erro crasso fizeram aqui!". Foi o facto de o eral viking (uma espécie de "senhor" ou "lord" que governa aquela "tribo" ou aquela parte do território viking e a que os outros devem vassalagem) anunciar que em Janeiro recomeçariam as campanhas de pilhagem. Ora naquela época os vikings ainda não tinham tido contacto com a Europa mais "civilizada" e duvido muito que chamassem aos meses do ano os nomes que hoje usamos. Mas tambem compreendo que é "apenas" uma série de tv e que isso foi apenas um pequenino promenor sem importância que não se deve valorizar muito.

Tambem destaco a bela sequencia de abertura dos episódios e uma música que me parece adequada e com "feeling" digno da série. Ao ver o inicio do primeiro episódio fiquei logo com a sensação de que o que vinha a seguir só me poderia agradar :)


E agora é esperar pelos próximos episódios. Por Odin! XD

IMDB: Vikings (TV Series)  
Wikipédia: Vikings (TV Series)

Sem comentários:

Enviar um comentário